Saturday, August 28, 2010

Todos querem a lavanda


Sempre me perguntam sobre os campos de lavanda da Provence. Em 2008, publiquei duas fotos no antigo fotoblog do Terra (post #500 e #494). Meses mais tarde, imprimi fotos dos campos e as coloquei nos meus álbuns de fotografias. Certamente, estão entre as fotos preferidas dos leitores. Há quem prefira os campos de girassóis, porém esses são bem mais comuns.

Para quem quiser conhecer os campos de lavanda, indico, além da Provence, as regiões da Ardèche e Drôme. A época é muito bem definida: Meados de junho até o começo de agosto. Em 2007, cheguei ao campo mais famoso da França no dia 16/8, sendo que a última data de corte da lavanda é 15/8. Por isso, voltei em 2008, 2009 e 2010!

Depois de algumas passagens pela Provence, em julho último, fiz um bate e volta até três lugares muito especiais: L'Isle-sur-la-Sorgue, Gordes e a Abadia de Sénanque. Passar um domingão por lá é privilégio de quem mora em Lyon. Usei o TGV para encurtar a viagem. Fiz Lyon-Avignon de trem e o resto de carro.

As fotos desta jornada Provence-bis ilustrarão os próximos posts.


Foto: Começo com a vista do núcleo de Gordes a partir da estrada. Na minha primeira visita à cidade, uma foto como essa exigiria uma certa ginástica. Três anos depois, alargaram o trecho que dá acesso a cidade, permitindo que estacionemos o veículo e nos deslumbremos com o cenário. De fato, em 2007, a minha tomada da cidade não foi muito feliz.

No comments: