Saturday, May 12, 2012

Compensação


Fiquem tranquilos, pois já compensei as emissões de carbono associadas à leitura deste post (e dos próximos), através da Action Carbone, da Fundação Good Planet. Agora, vocês podem ler mais relaxados ;-)

Muita gente anda compensando as suas emissões de carbono ou equivalente por aí. Tem várias ONGs sérias envolvidas no processo. Se todo mundo fizer o mesmo, salvamos o Planeta?

Obviamente, não. Mesmo considerando que todos os agentes envolvidos sejam honestos.

"Plantar árvores para compensar as emissões de gases de efeito estufa e não tomar ações concretas para reduzí-las na fonte é como pedir um refrigerante light para acompanhar um duplo cheese bacon" (Joel Makower)

Fico especialmente irritado quando uma empresa apresenta-se como "verde" graças ao seu programa de compensação através de reflorestamento. Enganação.

1 - O reflorestamento é um atenuante louvável, mas não pode compensar processos obsoletos, poluidores ou ineficientes. Cabe a todos nós revê-los, buscar caminhos alternativos e mais eficientes para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

2 - O mundo está trabalhando há anos com o conceito de sustentabilidade, que envolve muito mais do que as emissões de carbono. O Pacto do Milênio da ONU é uma boa referência para o assunto.

Enfim, da próxima vez que um fornecedor apresentar-se como "verde", por causa do bosque plantado por ele, ria!


Veja também: Saco! (13/10/2009)


Foto: Acima e abaixo, o Unity Temple (1908) de Frank Lloyd Wright, em Oak Park, nos arredores de Chicago. O arquiteto frequentava a Congregação Universalista e ainda habitava em Oak Park. Este arrojado projeto colocou FLW definitivamente no topo da arquitetura mundial do começo do século XX.



3 comments:

Marco Enrico said...

Belo post :D

O que temos que ter em mente é o que podemos fazer para diminuir a emissão e não após a emissão tentar amenizar.

Ainda acho que tudo é uma questão de interesses, visto que em uma determinada época não muito distante de hoje, houve uma "moda" o dito "be green", mas nunca houve uma conhecimento certo sobre as corretas práticas de sustentabilidade (deveria até ser matéria em universidade).


Enfim, mais uma vez, belo post.

fbirman said...

Estamos alinhados. Obrigado!

Chen L. Sun said...

Confesso que não compensei minhas emissões, então você pode publicar mais relaxado, mas eu não posso ler tão relaxado...:-)
Infelizmente, ainda há uma grande porcentagem da população que são "denialists". O pessoal do Tea Party fazem parte desse grupo. Já há os que defendem que devemos aprender a viver com as consequências do Global Warming. Além disso, muitas vezes só se consegue chegar a acordo e começar a remediar a situação quando ela se torna crítica.
Num contexto diferente, um exemplo é o que está acontecendo na Europa. Mesmo com a crise, a população não quer fazer os sacrifícios necessários. Você que está mais por dentro da situação e já comentou antes da eleição do FH: apesar de tudo, Sarkô parecia querer tomar medidas impopulares e necessárias; FH parece querer fazer tudo que for necessário em nome da eleição e popularidade. Nada de reformas estruturais necessárias, vamos continuar empurrando com a barriga!