Monday, October 8, 2012

Fenômeno


Ufa! Quase escrevi um post sobre o fenômeno Russomanno há uns 15 dias. Se não tivesse desistido, seria um dos maiores fiascos deste despretensioso blog. Estava pronto a perdoar os paulistanos por elegerem um candidato oportunista, despreparado, sem programa e sem equipe. Diria que é parte do lento aprendizado da vida democrática.

A ascensão e queda do Russomanno tem vários aspectos. Do lado positivo, a sociedade percebeu que se tratava de um candidato oportunista, despreparado, sem programa e sem equipe, e conseguiu descartá-lo. Com mais alguns dias, Russomanno chegaria no "traço".

O lado negativo é que para um candidato oportunista, despreparado, sem programa e sem equipe, foi longe demais. Seu destino teria sido outro, não fosse o erro grosseiro na proposta de transporte público, a exploração da sua aliança com a Igreja Universal e a enorme desvantagem no tempo de televisão.

Enfim, estamos novamente diante de uma disputa de PT X PSDB. Nenhum dos candidatos é oportunista, despreparado, sem programa e sem equipe. Bom para São Paulo.

Será que o fenômeno Russomanno teria sido uma tentativa de fugir desta duradoura rivalidade, que opõe as áreas centrais e periféricas da capital? Ou será mesmo que o Lula está certo, ao dizer que o povo está mais preocupado em saber se o Palmeiras cai ou não cai?


Foto: Às margens do Tâmisa, na região da Hampton Court.

1 comment:

Felipe Pait said...

Então acho que meu post, assim que o Celsinho das placas apareceu, há mais de 2 meses, é que estava certo: http://fmpait.blogspot.com.br/2012/07/quem-concorre-prefeito-de-s-paulo.html

Por outro lado na 1a pesquisa em que ele caiu previ que ia ficar atrás do Chalita. Se você estiver certo, em mais uns dias teria acontecido.

Mas não tenho certeza. Chalita representa o eleitor desinformado por desinteresse. Russomanno atrai mais o desinformado por ressentimento - o cara cheio de ódio contra qualquer coisa. Vai ser difícil fazer campanha para os 2 tipos ao mesmo tempo no 2o turno.