Friday, December 21, 2012

Lumières 2012


Fazia algum tempo que não passava um final de semana completo em Lyon. Dessa vez, não tive como escapar, pois a "Fête des Lumières" coincidia com minha passagem pela cidade. A festa está consagrada como o melhor evento de Lyon, atraindo gente da Europa inteira. A iluminação da Catedral de Saint-Jean é um dos seus pontos altos. Se você estiver lendo este texto num computador, veja ao lado algumas fotos que tirei da Catedral de Saint-Jean.

Várias cidades europeias têm usado recursos de projeção digital como espetáculos culturais. Em abril, assisti a um ótimo show nos Invalides (Paris). Taí uma ótima dica para São Paulo, que não tem nenhuma beleza natural, mas poderia fazer um esforço para ficar mais atraente.

O pouco tempo distante de Lyon foi suficiente para que pudesse encontrar muitas novidades. A mais impressionante foi a reconstrução da área conhecida como Confluence. É mais ou menos o que São Paulo quer fazer na Santa Ifigênia: Demolir a cracolândia e reconstruí-la por completo. Foi um dos maiores canteiros de obras da Europa enquanto morava na cidade. Está quase pronto, só falta mesmo o grande Museu. Lyon fez.

Nas últimas duas semanas, me desconectei do Brasil. Não vi os momentos finais do mensalão nem as denúncias mais recentes contra o lulismo. Em compensação, mergulhei nos assuntos europeus e franceses. Por lá, além da eterna crise, fala-se da fraqueza de Hollande, do casamento gay e da mudança de Gérard Depardieu para a Bélgica.

Cá entre nós, enquanto muitos outros saíram de fininho, Depardieu assumiu publicamente a sua indignação contra a gula do fisco francês com a sua alíquota de IR de 75%. Apesar da perseguição aos traidores da Gália, há algum apoio ao veterano ator. Depardieu fará uma boa economia de impostos. Entretanto, duro mesmo é sair do seu apartamento parisiense - à venda por 50 milhões de euros - e ir morar numa cidadezinha belga. Sem glamour, sem vida cultural e com chuva quase todo dia :(

Interrompo a série de fotos de Londres para compartilhar algumas dessas novidades de Lyon. Acima, o dragão estilizado que decorava uma das ruas centrais de Lyon. Volto ainda em 2012 com novos posts e a revista de cinema do segundo semestre. Boas Festas!

1 comment:

Unknown said...

Fernando,
Não tinha visto esse seu post ainda…De fato, a Lumière é incrível! Tête d’OR e Place des Célestins são locais muito bacanas também na festa.
Eu, Denise e Marcelo tivemos a ótima oportunidade de ir a Berna no final de 2011 e lá assistimos à um outro show de projeção digital. E foi impressionante pela perfeição!
E pelo que eu vi, acontece todo ano também. Vale a dica.

Segue o link para a projeção de 2011: http://www.youtube.com/watch?v=ZdLXUlv7PeM

Abraço,
Gabriel Duarte