Sunday, April 14, 2013

Orloff II


Barcelona X PSG, o clássico da última semana é muito representativo. O Barça é patrocinado pelo Catar (165 milhões de euros por dois anos) e o PSG pertence integralmente ao mesmo emirado. Digamos que foi um clássico catari! Pelo menos, a UEFA é competente para atrair o capital de milionários e mafiosos árabes, russos, chineses, etc.

Nas últimas semanas, as únicas boas notícias que circulavam pela França eram relativas à campanha do PSG na Champions League. Ou seja, acabaram as boas notícias, pois o time caiu fora, apesar da disputa equilibrada com os catalães. E quando as boas notícias só vêm do futebol, lembro-me do Brasil de anos atrás, estamos diante de uma brasilização!

Sorte nossa, pois passamos por uma europeização. Não por que estamos ficando mais ricos ou educados. Mas, por que estamos ficando mais velhos, regulamentados e com inúmeros setores totalmente estagnados.

O Brasil alcançará a Europa muito antes do que se imaginava, só que pulará as décadas de prosperidade que o velho mundo teve no século XX. Vai direto para essa fase "complicada". (Não quero dizer decadente para evitar chutar cachorro morto).

Não tomem este post como pessimista. Passamos muito tempo presos ao efeito Orloff (eu sou você amanhã), comparando-nos com aquele país, onde nasceu o Messi e o Papa, que preferiu o caminho das repúblicas de bananas.


Foto: No castelo - ou melhor, ruínas - de Les Baux. Algumas réplicas de equipamentos de guerra medievais ilustram a visita.

1 comment:

Felipe Pait said...

Corinthians!!!!!!

Ganhando ou perdendo, esse time só me dá alegria.