Sunday, November 3, 2013

A causa - 1


O Estadão de hoje traz uma ampla cobertura sobre Serra Pelada. Diz o artigo:

"A Vila de Serra Pelada continua praticamente a mesma. As ruas nunca foram asfaltadas e precisam receber um jato de água no fim da tarde para que as casas de madeira não sejam tomadas pelo pó vermelho. O vilarejo não tem uma só torneira de água potável nem tratamento de esgoto".

Uma das fotos publicadas na edição impressa chamou a minha atenção. Na paisagem dominada pelo mato, por caminhos de terra e pelos barracos,  destaca-se uma faixa, muito bem feita por sinal: "Os garimpeiros são contra a espionagem canadense".

Os trabalhadores de Serra Pelada não têm água, saneamento, habitação, educação, segurança, saúde e nenhum outro serviço público, mas manifestam-se contra a espionagem canadense. É simplesmente grotesco. É a cara do Brasil!

Esse caso é apenas uma ilustração do caráter manipulatório das muitas manifestações por aí. Mostra a atuação de alguns grupos com intenções duvidosas em detrimento do interesse geral da nação. Países desenvolvidos e maduros têm defesas contra esse tipo de ação, mas o Brasil ainda é vulnerável.

Dizem que a próxima faixa que dominará o vilarejo já está pronta. Ela diz: "Os garimpeiros são contra o uso de animais em laboratórios. Salvem os Beagles!"

Enfim, a plataforma eleitoral para 2014 já possui duas grandes prioridades. Sorte de quem abraçá-las. Peço perdão aos leitores deste blog. Por muito tempo tentei induzí-los a pensar que os grandes problemas brasileiros fossem outros.


Foto: Voltando ao ano em que fiz turismo na Bélgica, com mais uma foto de Gante.

No comments: